
Histórico




Fundação
O Sintercoba – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas e Afins do Estado da Bahia tem como princípio a defesa dos interesses dos trabalhadores. Fundado em junho de 1989, teve como primeiro Presidente José Soares Ferreira e o atual Osmário Dias Santana.
Até então, os trabalhadores eram representados pelo SINDIHOTÉIS (Sindicato dos Trabalhadores de Hotelarias e Afins). A principal motivação para sua criação foi à necessidade crescente de defesa dos interesses específicos dos trabalhadores em empresa que administram refeitórios ou fornecem refeições, pois os empregados ainda não possuíam sindicato próprio.
A criação do SINTERCOBA foi num período histórico importante, pós Constituição Federal de 1988, que garantiu uma legislação democrática com liberdade de: associação, participação, organização, autonomia sindical.
Administração
O Sintercoba está filiado a Federação Interestadual e a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Tem uma administração independente da influência partidária. A convivência com os outros sindicatos é de cooperação, inclusive o intercâmbio entre entidades sindicais é valorizado. Através do incentivo a solidariedade às demais categorias de assalariados, procuramos elevar a unidade dos trabalhadores na luta contra a exploração abusiva dos patrões.
A administração sindical é determinada pelo estatuto do SINTERCOBA, que estabelece que a assembleia geral é soberana em todas as suas resoluções, desde que não contrarie o estatuto da respectiva categoria.
Compete à assembleia geral da categoria:
-
Analisar e aprovar os planos de desenvolvimento das campanhas e das políticas definidas pelo congresso da categoria.
-
Apreciar e votar planos e campanhas de reivindicações estabelecidas pela entidade.
-
Autorizar compra ou venda de imóveis destinados a utilização do sindicato ou cumprir objetivos fixados neste estatuto.
-
Apreciar e vota os atos e decisões tomadas pela Diretoria e pelo Conselho Fiscal
-
Aprovar a pauta de reivindicações e determinar o plano de ação para as campanhas salariais.
-
As eleições para diretoria ocorrem a cada três anos. O Sintercoba tem uma base territorial estadual, possuindo no total 6 mil trabalhadores e 1200 associados.
Recursos
Em relação à receita sindical, o SINTERCOBA possui dois tipos de contribuições:
-
Imposto Sindical (Contribuição Compulsória) – que estabelece a obrigatoriedade das empresas de descontar anualmente o valor de um dia de trabalho de todos os empregados, independente de sindicalização.
-
Mensalidade Sindical (Contribuição Facultativa) – Os trabalhadores filiados a entidade contribuem com 1,5% do salário base, limitado ao valor equivalente a 3% do piso salarial, através de desconto em folha de pagamento.
Os recursos do SINTERCOBA são utilizados integralmente na luta da categoria. O sindicato oferece assistência jurídica trabalhista e previdenciária, assistência odontológica básica, serviços de salão, promove congressos, seminários e outros eventos sócios-culturais, objetivando o aumento do nível de conscientização da categoria.
Primeira Diretoria do SINTERCOBA
Diretoria Efetiva
José Soares Ferreira
Maria Luiza de Jesus Santos
Marcelo Vieira Santos
Carlos Alberto dos Santos
Adilson José Ferreira
Diretoria Suplente
Geovan Gonzaga
Manoel do Amor Divino
Marinaldo Nolasco das Neves
Elson Santana Reis
Aguinaldo de Santana Neves
Conselho Fiscal Efetivo
Raimunda Valdete Reis
Germano Bispo dos Santos
Sofia Jesus Silva
Conselho Fiscal Suplente
Josenice do Nascimento Lucena
Almerindo Plínio da Silva
Reginaldo Soares Silva